Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20)

 

O Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) é uma unidade de investigação da Universidade de Coimbra, vinculada ao Instituto de Investigação Interdisciplinar, e financiada, desde 1998, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Desenvolve um trabalho com particular incidência na determinação da contemporaneidade, consagrando-se, em particular, ao conhecimento aprofundado da sociedade portuguesa, com relevo para a pesquisa interdisciplinar cujos modos se inscrevem nas sociedades contemporâneas e na abrangência do seu âmbito, bem como no contexto das inúmeras redes de investigação que incorpora, sendo, por tal facto, manifestamente internacional.

O CEIS20, com os seus 257 investigadores, dos quais 109 “Integrados”, distribuídos por sete Grupos Temáticos e dois Núcleos Interdisciplinares, apresenta uma produtividade científica alicerçada na dinâmica própria destes Grupos (e Núcleos), no quadro de uma consciência interdisciplinar, entendida, no seu campo de ação, como recurso metodológico para o conhecimento e a inovação teórica requeridos pelo objeto da sua investigação.

No quadro da produção de conhecimento, com relevância nacional e internacional, o CEIS20 procura ancorar estrategicamente a sua atividade científica tendo por base duas Linhas de Investigação (intergrupais, interdisciplinares, plurianuais): “Dois séculos de liberalismo, 1820-2020: formas de Estado, movimentos sociais, dispositivos de subjetivação” e “Mobilidades: indivíduos e ideias entre lugares”.

No domínio das suas atividades de formação avançada e de transferência de conhecimento, o CEIS20 assegura, desde 2011, o Curso de 3.º Ciclo em Estudos Contemporâneos, além de outras modalidades de formação pós-graduada, especialmente atentas à formação de jovens investigadores. Acolhe, ainda, um número significativo de investigadores de pós-doutoramento.

No contexto das suas tarefas, o CEIS20 edita as revistas Estudos do Século XX e Mediapolis, a série Cadernos do CEIS20 e assegura, com o Centro de Informação Europe Direct de Aveiro, em parceria com o Gabinete, em Portugal, do Parlamento Europeu, publica a revista eletrónica Debater a Europa. Na órbita das suas atividades são também editadas nove coleções, tanto associadas à Imprensa da Universidade de Coimbra, como a outras editoras.